Amil investe em plataforma colaborativa de inovação

Engajamento dos colaboradores, através de ferramentas sociais, alavanca as práticas de inovação que beneficiam clientes e consumidores

São Paulo/RJ (março de 2015) – Com a Inovação entre seus valores corporativos, a Amil vem aperfeiçoando as ferramentas disponíveis para que os seus colaboradores participem diretamente dos desafios operacionais e estratégicos da companhia. Atualmente, são mais de 25 mil colaboradores, uma força propulsora que é constantemente desafiada a sugerir ideias baseadas em questões formuladas por seu presidente. O resultado são propostas que apontam “Como simplificar a experiência do consumidor” ou que colocam as “Pessoas em primeiro lugar” – dois dos mais recentes temas focados no Innovation Day, data dedicada ao lançamento anual do programa de inovação da empresa.

Para abrigar todo o conteúdo gerado, a empresa adotou, desde o ano passado, a plataforma Ignite!, cujo nome faz referência direta à intenção de ‘acender a inovação’ na Amil. Nela, é possível curtir e comentar online todas as ideias propostas pelos colaboradores. As sugestões mais bem cotadas são avaliadas pelo Comitê de Inovação. Os vencedores, além de terem suas ideias implementadas, são convidados a conhecer a sede do UnitedHealth Group – multinacional norte-americana da qual a Amil faz parte –, nos Estados Unidos.

De acordo com Bruno Castro, gerente de Inovação da Amil, a Ignite! funciona como um verdadeiro repositório de ideias. “No ano passado, recebemos 160 contribuições. Para 2015, esperamos um crescimento de 200%”, estima. Um dos projetos implementados, a partir da criação da plataforma, foi o Comitê de Saúde Online, ferramenta que possibilita a troca de informações, de maneira mais ágil, entre a Amil e suas empresas-clientes. O foco é o acompanhamento dos serviços médicos que estão sendo utilizados pelo conjunto de beneficiários de uma empresa, de modo a gerenciar melhor o uso dos recursos, a monitorar os custos médicos e a apoiar o funcionário em casos mais críticos.

“O modelo de inovação da Amil representa, sem dúvida, um ganha-ganha-ganha: o colaborador, que emprega diretamente seu capital intelectual, sente-se motivado por se considerar apto a aperfeiçoar os processos com os quais lida; o cliente passa a usufruir de serviços mais eficientes; e a empresa fortalece seu compromisso em oferecer qualidade superior e um ambiente desafiador”, conclui Ana Paula Lima, gerente médica que está participando da implementação do Comitê de Saúde Online entre as empresas-clientes.

“Seja gerando melhorias que contribuam para uma execução eficaz ou inovações realmente disruptivas, a plataforma ajuda a fortalecer a cultura de inovação e a assegurar um ambiente que estimule as pessoas, acelerando a criação de soluções que beneficiem os nossos clientes”, finaliza Bruno Castro.